Respostas

2014-03-25T00:36:13-03:00
A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema1 é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas.2 Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.3Aparece em eletromicrografias como duas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, com uma espessura de 6 a 10 nm. Esta estrutura trilaminar encontra-se em todas as membranas encontradas nas células, sendo por isso chamada de unidade de membrana ou membrana unitária.
2014-03-25T10:52:18-03:00
Constituição da membrana 

Formada por uma dupla camada de fosfolipídios (fosfato associado a lipídios), bem como por proteínas espaçadas e que podem atravessar de um lado a outro da membrana. Algumas proteínas estão associadas a glicídios, formando as glicoproteínas (associação de proteína com glicídios - açucares- protege a célula sobre possíveis agressões, retém enzimas, constituindo o glicocálix), que controlam a entrada e a saída de substâncias. 

A membrana apresenta duas regiões distintas: uma polar (carregada eletricamente) e uma apolar (não apresenta nenhuma carga elétrica).