Estou com uma pergunta da matéria de Antropologia (Faculdade de psicologia) na qual estou tendo dificuldades para responder. A pergunta é a seguinte:

Como observado no "Corumbiara" (Corumbiara 2009/ 117 min), e no texto de Davi Kopenawa (KOPENAWA, Davi e ALBERT, Bruce. "Descobrindo os brancos"), o contato junto aos índios isolados foi e ainda é uma questão complexa no nosso país. Sabemos que a carta do descobrimento do Brasil também impõe diversos preceitos arraigados pelo colonizador, por finalidades econômicas e religiosas. Discorra um pouco sobre o etnocentrismo visto pela sociedade do "eu" e sobre a necessidade existente em se criar condições e canais de comunicação que dê lugar e voz ao outro.

Para se responder a questão não precisa necessariamente de ter lido ou visto o filme que está sendo citado acima, eles são apenas referências nas quais você pode ou não tomar como base.

Se alguém tiver alguma noção de como começar a responder, me ajude. Apesar de uma pergunta aparentemente simples, ela exige um pouco mais de raciocínio do ser!
Desde já, agradeço!

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-25T15:09:24-03:00
Olá!! Vou tentar ajudar.
Primeiro é sempre bom lembrar o que vem a ser etnocentrismo. 
Etnocentrismo é uma visão fechada em  valores e crenças de um grupo específico, tomando seus símbolos e verdades deste grupo como única e superior, considerando  o outro a cultura do outro inferior, como uma doença ou anomalia.
 A visão do "Eu" é justamente não levar em consideração o outro e sua cultura, todos os pensamentos e ações só levam em conta a minha visão de mundo, a minha cultura com  superior e única. 
Espero ter ajudado...
obs.FALTA AINDA FALAR DOS CANAIS E NECESSIDADES SOCIAIS DO "OUTRO"
2 4 2