Respostas

2014-03-24T23:02:58-03:00
E o valor dessa resposta nao tenho serteza mas e esse  valor1.800

1 3 1
A melhor resposta!
2014-03-24T23:27:40-03:00
Existem duas fórmulas pra se calcular a soma dos n primeiros termos de uma PA:

1: \ S_n=n.a_1+\frac{r.n(n-1)}{2} \\ \\ 2: \ S_n=\frac{n(a_1+a_n)}{2}

Usarei a 2, para evitar números muito grandes. Temos que a_1=5 e n=20; também temos, pela fórmula do termo geral, que a_{20}=a_1+19r. Substituindo esses dados na fórmula temos:

S_{20}=\frac{20(a_1+a_{20})}{2}\Rightarrow 480=\frac{20(5+5+19r)}{2} \Rightarrow 19r+10=48 \Rightarrow 19r=38 \\ \\ \boxed{r=2}

Agora que temos o valor de r podemos calcular o décimo termo, pela fórmula do termo geral:

a_n=a_1+r(n-1)\Rightarrow a_{10}=5+2.9 \Rightarrow a_{10}=5+18 \\ \\ \boxed{\boxed{a_{10}=23}}
1 5 1