Respostas

A melhor resposta!
2014-03-25T00:15:27-03:00
Nany,

- Burguesia e movimento operário, onde a burguesia simbolizava nesse caso uma oligarquia, principalmente pelo café e o movimento operário era a reivindicações dos operários para reduzirem a jornada de trabalho. Daí entra nesse contexto o anarquismo que pregava o fim do estado e de toda a opressão. 

- O messianismo e as condições de vida no campo, onde o messianismo faz uma alusão ao místico Antônio Conselheiro, líder da revolução de Canudos, onde enfrentava a guerra em protesto ao governo contra as condições miseráveis no qual o povo do sertão se passava. 

- Coronelismo e oligarquias, onde o coronelismo fazia parte de um processo de longa duração que envolve aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais do Brasil. E a oligarquia dominaram o país na maior parte do primeiro período republicano, onde naquele período se era ligado a grande monocultura do café. 

- A era Vargas(1930 e 1945) - É o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, ininterruptos. Ininterruptos porque ele foi obrigado a renunciar pelas Forças Armadas em 1945 e se suicidou nove anos depois. 

- O golpe de 1930 - Foi uma revolução e não um golpe que culminou na eleição de Júlio Prestes à presidência. porém, ele não pode exercer o mandato porque teve uma nova eleição para presidente e Getúlio Vargas foi o eleito e em 3 de outubro daquele mesmo ano, Júlio Prestes foi exilado. 

- governo provisório e constitucional - O governo provisório foi de 1930 ( do ano que Getúlio Vargas assumiu posse até 1934, quando se foi promulgada a constituição de 1934). Já o governo constitucional foi de 1934 ( ano da promulgação da constituição até 1937, época do Estado Novo), onde esse período foi marcado por agitações políticas, greves e crises econômicas. Nessa ocasião, a ANL (Aliança Nacional Libertadora) e a MDB (Movimento Democrático Brasileiro) ganharam importância. 

espero ter ajudado, boa sorte na prova ;)
1 5 1
esse é o politico não o econômico :c
me desculpa, vou procurar mais...
sem problemas... obrigada por tentar ajudar de qualquer forma...