Respostas

2014-03-25T00:28:37-03:00
Esta revolução aconteceu em 1820. Foi influenciada pelas idéias difundidas pelas lojas maçônicas, e pelos liberais emigrados, principalmente em Londres. Os portugueses nao queriam que a Corte Portuguesa continuasse no poder. Em 1817, Gomes Freire de Andrada, que ocupava posição de destaque na Maçonaria, liderou uma revolta para derrubar Lord Beresford e implantar um regime republicano em Portugal. A descoberta do movimento e a confirmação de sua ligação com a Maçonaria desencadeou uma grande perseguição aos maçons, culminando com a proibição das sociedades secretas por D. João VI, em 1818, não só em Portugal como também no Brasil. 

1 5 1
2014-03-25T00:32:13-03:00
Foi uma revolução que aconteceu em Portugal que exigia a volta de D. João e a corte real. Eles não admitiam que o rei e a corte ficassem na colônia, o Brasil. E D. João acatou o pedido. 

Agora detalhadamente:

Influenciados pelas idéias difundidas pelas lojas maçônicas, pelos liberais emigrados,  principalmente em Londres, os portugueses criticavam e questionavam a permanência da Corte no Rio de Janeiro. O momento era favorável à eclosão de um movimento liberal. Em 1817, Gomes Freire de Andrade, que ocupava posição de destaque na Maçonaria, liderou uma revolta para derrubar Lord Beresford e implantar um regime republicano em Portugal. A descoberta do movimento e a confirmação de sua ligação com a Maçonaria desencadeou uma grande perseguição aos maçons, culminando com a proibição das sociedades secretas por D. João VI, em 1818, não só em Portugal como também no Brasil.
1 5 1