Respostas

2014-03-25T07:58:44-03:00
O aparecimento de organelas está relacionado com o aparecimento de células eucarióticas. Exitem dois modelos em discussão para explicar o seu aparecimento são eles o modelo autogenético e o modelo endossimbiótico. 

Vou abordar resumidamente cada um deles:

Modelo Autogenético - algumas células procarióticas ter-se-iam tornado progressivamente mais complexas. Prolongamentos da membrana citoplasmática deslocaram-se para o interior do citoplasma, originando compartimentos, separados do resto do citoplasma, que viriam a constituir os organelos celulares. Como resultado dessa compartimentação, foi possível às células "fazer uma divisão interna das suas funções" ^{1}

1 - Informação retirada do livro Biologia e Geologia de Reis,J; Lemos,P et.all 

Modelo Endossimbiótico - atualmente é o mais aceite e admite que as células procarióticas primitivas teriam estabelecido entre si múltiplas associações num processo que conduziu ao aumento de complexidade estrutural e funcional das células. Por processos idênticos aos da fagocitose, algumas células procarióticas teriam englobado outras células procarióticas de menores dimensões com as quais passaram a estabelecer relações de simbiose. 
As mitocôndrias e os cloroplastos teriam resultado de associações simbióticas entre uma célula procariótica e procariontes fotossintéticos idênticos às cianobactérias atuais ou entre uma célula procariótica e procariontes aeróbios (com respiração aeróbia).