Respostas

2014-03-25T10:29:36-03:00
Tiveram seu desenvolvimento ditado pelas metrópoles coloniais ou neocoloniais (América Latina, Ásia e África). A organização de seu espaço interno ocorreu de fora para dentro, satisfazendo as economias externas.
Os países que realizaram o processo de industrialização após a década de 1950 são conhecidos por diferentes classificações: Países Subdesenvolvidos Industrializados, Novos Países Industrializados (NIPs), Economias Emergentes. 
O processo de globalização foi o principal responsável pela descentralização das indústrias, onde foi proporcionado todo o aparato tecnológico para a difusão das empresas transnacionais. Nesse sentido, as empresas com sede nos países desenvolvidos, visando expandir seu mercado consumidor e obter maior lucratividade, passaram a instalar filiais em países subdesenvolvidos. Ao instalar filiais nesses países, as transnacionais se beneficiam com mão de obra barata, incentivos fiscais, abundância de matérias primas, doação de terrenos, etc. Por outro lado, os países subdesenvolvidos aumentam a geração de emprego e se industrializam.
Atualmente, existem empresas transnacionais que possuem matriz em países emergentes, como, por exemplo, as brasileiras Petrobras, Vale do Rio Doce, Perdigão e Sadia.