Preciso fazer um texto relacionando os atuais estádios de futebol com o Coliseu Romano. No texto, deve destacar de que forma os atuais estágios de futebol, acabam servindo a propósitos semelhantes a chamada política de ''Pão e Ciro'', feito pelos romanos

1

Respostas

2014-03-25T15:34:23-03:00
Não tenho certeza absoluta se está certo mas vamos lá...

-A relação entre os atuais estádios de futebol com o Coliseu Romano é de que ambos serviam para a diversão da população. No Coliseu, os "espetáculos" duravam um dia inteiro, pela manhã os animais selvagens (leões, tigres...) faziam o show, à tarde  ocorria a maior parte das execuções de prisioneiros, e à noite ocorria o maior e (considerado pelos romanos) melhor espetáculo: os gladiadores, que duelavam entre si até sobrar apenas um.
*Uma curiosidade interessante, é de que tanto na Roma Antiga, no Coliseu, quanto nos tempos atuais, nos estádios, os visitantes recebem um número de um portão pelo qual devem entrar.
-O conceito do pão e circo era basicamente: 
Pão=alimento
Circo=diversão
Os espectadores do Coliseu recebiam o melhor tratamento possível, desde alimento durante os espetáculos, até o fato de que o Coliseu possuía uma espécie de "lona" que ficava na parte superior da estrutura, que , nos dias de calor e sol forte, era esticada por cima do coliseu, para proteger os espectadores.