“Quando se fala em índio, qual é a primeira imagem que vem à mente? Sim, pele pintada, cocar na cabeça e ocas como moradia na aldeia. Hoje mais da metade dos índios brasileiros moram nos centros urbanos e levam uma vida comum. Só em São Paulo, são 11 mil. Usam Internet, cursam faculdade, falam português, mas nem por isso perderam a identidade”. (PEREIRA, Patrícia. Selva de Pedra. Revista de Sociologia. Ano I, número 3, p.41.) Considerando a citação acima e seus conhecimentos sobre o tema grupos étnicos, assinale o que for correto.
a) O índio urbano, de calça jeans e camiseta, pode ser considerado um indivíduo que perdeu sua identidade e abandonou sua cultura.

b) Muitas comunidades indígenas têm acompanhado as mudanças históricas e buscam autonomia para criar os próprios projetos, defender seus direitos e decidir os rumos de seu povo.

c) Os índios foram para as cidades na tentativa de aproximação com a cultura do homem branco, por considerá-la central e evoluída.

d) Com o uso da Internet, os índios ganharam meios de se civilizar, saindo da posição passiva em que se encontravam, que os impedia de decidir a respeito do próprio futuro e de criar os próprios projetos.

e) Os símbolos e significados da cultura indígena foram abalados pela globalização, já que os índios vêm substituindo a sua cultura pela cultura americanizada.

1
???????????????????????????????????????????????????????/

Respostas

2014-03-25T16:51:40-03:00
A correta é a questão b
1 1 1