Respostas

A melhor resposta!
2014-03-25T16:07:57-03:00
Olá Natalia.

Como temos seis termos nessa PG então:

N = 6
A1 = 2
A6 = 486
q = ?

Colocando na fórmula do termo geral....
An = A1.q(elevado a n-1)  

A6 = A1.q (elevado a 5)
486 = 2.q (elevado a 5)
q(elevado a 5) = 243
q(elevado a 5) = 3 (elevado a 5)
q = 3

Espero ter ajudado. Bons estudos.
3 4 3
2014-03-25T16:11:32-03:00
Basta pegar o numero e dividir pelos primeiros algarismo 1,2,3,... e muito facil.
a sua deu : 486: 3= 162.. 162: 3= 54.. 54:=18.. 18; 6.. 6;3= 2.     concluindo que os termos são. ( 2, 6, 18, 54, 162, 486 ),. a razão e 3. q= 3
1 3 1