A platina ,utilizada no conversor catalítico dos automóveis para diminuir a emissão de gases poluentes pode ser obtida pela seguinte reação balanceada.
3 (NH4)2PtCl6 (s)→3 Pt(s)+ 2 NH4Cl(g)+ 2 N2 (g)+ 16 HCl(g)

A)Quantas gramas de platina são obtidos pela decomposição de 1332 gramas de Hexacloroplatinato de amônio.


B)Qual a massa de Hexacloroplatinato de amônio que deve ser utilizada para produzir 1 kilo de platina.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-25T17:20:23-03:00
A) Massa Molar do (NH4)2PtCl6 = 444g/mol

1332g = 3 mols de Hexacloroplatinato de Amônio.

Como a proporção é de 3 para 3 temos como produto 3 mols de Platina:

3 mols de Pt = 3 * 195 = 585g obtidas de Platina.


b) 195g --------------- 1mols
1000g ----------------------x mols

x = 1000/195 = 5,128 ~= 5,13 mols de Platina = 1kg de Platina

Proporção direta entre (NH4)2PtCl6  e Pt

Então para produzir um kilo de platina temos que ter 5,13mols de (NH4)2PtCl6 

1 mol de (NH4)2PtCl6  --------------- 444g
5,13mols --------------------------------------x

x = 5,13*444 = 2.277,72g =~ 2,28kg de (NH4)2PtCl6 para produzir 1kg de Pt.
********************************************************************************************
6 4 6
2014-03-25T17:31:44-03:00
3 (NH4)2PtCl6 (s)→3 Pt(s)+ 2 NH4Cl(g)+ 2 N2 (g)+ 16 HCl(g)

N=14 H=1 Pt=195 Cl=35,5

2*(14+1*4) + 195 + 35,5*6 = 444 g/mol     (1332 g) 3 mol de hexacloroplatinato de amônio
                                          195 g/mol     (585 g) 3 mol de Platina  (resp a)

b) 1000 g / 585 g * 1332 g =~2276,923 g  = 2,27 Kg de hexacloroplatinato de amônio
4 5 4