A cultura – conceito antropológico central – costuma ser pensada como um conjunto de padrões comportamentais que são aceitos pelos membros de uma sociedade, como, por exemplo, o jeito de falar, de se vestir, de produzir a vida material, de formar família, de educar as crianças, etc. Os antropólogos, em geral, entendem que a cultura é a base da organização da vida humana, seja em que época e em que lugar for. Analise as opções abaixo. Qual das alternativas é a única que retrata um exemplo de atributo essencialmente cultural? Alternativas 1 - A aceitação da união conjugal homoafetiva por parcelas da sociedade. 2 - A capacidade natural que o homem possui de elaborar uma comunicação verbal. 3 - A necessidade que os bebês têm de receber cuidado e proteção dos adultos. 4 - O comportamento de ingerir alimentos e água como forma de assegurar a sobrevivência. 5 - O fato de estranhar os costumes de um outro grupo sociocultural.

1

Respostas

2013-05-23T15:29:07-03:00

A cultura se entende como uma característica de uma sociedade, de um grupo de pessoas. Analisando:

 

A primeira alternativa trata-se de uma discussões (questões) que são abordados numa sociedade que é a união de pessoas de mesmo sexo. Não é exatamente uma característica cultural, pois não é aceito por todos os membros da sociedade.

 

A comunicação verbal, a necessidade de um bebê em receber cuidados e a ingestão de alimentos não configuram característica cultural pois trata-se de algo global. Todas as pessoas exercem essas qualidades, não sendo específico de uma sociedade.

 

Resposta correta: "O fato de estranhar os costumes de um outro grupo sociocultural." Alguns asiáticos, por exemplo, comem carne de cachorro. Para outras culturas, como por exemplo nós brasileiros, isto é estranho. Assim podemos definir que se alimentar de carne de cachorro é uma característica cultural de povos asiáticos. Ou, ainda, as danças e roupas indianas que são totalmente diferente do Brasil, também se caracteriza como cultura.