Respostas

2014-03-25T18:40:56-03:00
O vigésimo termo da PA é 98
A melhor resposta!
2014-03-25T18:45:33-03:00
Progressões aritiméticas. A função da mesma é dada por:

An = A1 + ( N - 1 ) * R

Onde:
An = Número de termos
A1 = Primeiro termo
N = Termo
R = Razão

Temos que o primeiro termo é 3, e o segundo termo é 8, assim, fica:

8-3 = 5

Logo,
A razão é igual a 5.
O primeiro termo é igual a 3.
N é igual a 20 (vigésimo termo)

Aplicando a fórmula, teremos:

An = 3+(20-1)*5
An = 3+(19)*5
An = 3 + 95
An = 98. ~> Ou seja, o vigésimo termo dessa p.a será 98.

Podemos conferir manualmente da seguinte maneira:

3,8,13,18,23,28,33,38,43,48,53,58,63,68,73,78,83,88,93,98.

Espero que tenha aprendido e até mais!
1 5 1