Respostas

2013-05-23T12:01:07-03:00

Período de incubação é o tempo decorrido entre a exposição ao organismo patogénico e a manifestação dos primeiros sintomas da doença. Neste período não há doença, o hospedeiro não manifesta nada, pois, tudo está acontecendo a nível celular. O organismo infectado entra em contato com o agente agressor, através dos glóbulos de defesa, que tentarão reconhecê-lo e preparar o combate à doença ou eliminar o intruso através dos anticorpos, que por ventura tenha armazenado em seus mastócitos por uma infecção anterior do mesmo agente ou pelo uso da vacina especifica. Numa doença ele pode durar diferentes números de dias para cada pessoa, daí existir um intervalo de alguns dias conhecidos para cada doença. Em muitas doenças este período não é conhecido.

1 5 1
2013-05-23T14:10:24-03:00

Período que decorre desde o momento em que o agente etiológico se instala no organismo do hospedeiro até o início dos sinais ou sintomas clínicos da doença.

É importante o seu conhecimento para estabelecimento de medidas de profilaxia como quarentena e vigilância sanitária dos comunicantes, que deverão ter como duração o intervalo de tempo correspondente ao período máximo de incubação da doença.

2 4 2