Respostas

2014-03-25T19:16:18-03:00
PA (8,2,...) 

Dados: 
a1 = 8 
r = -6 [[Para achar o r, basta fazer um número da P.A. menos o anterior a ele. Exemplo, nesta PA: a2 - a1 = 2 - 8 = -6]] 

A fórmula para achar a soma dos termos da PA não é "an = a1 + (n-1).r". Esta é a fórmula do termo geral. De qualquer forma, vai precisar dela! 


Já que a P.A. é de 40 termos, ache o 40º termo, ou seja, a40, usando a fórmula do termo geral. É que você vai precisar dele na fórmula da soma dos termos de uma P.A. 

an = a1 + (n-1).r 
a40 = a1 + (40-1).r 
a40 = a1 + 39r 
a40 = 2 + 39.(-6) 
a40 = 2 - 234 
a40 = -232 

o 40º termo desta P.A. é -232. 

Agora use a fórmula da soma dos termos: 

Sn = (an + a1).n / 2 

Para a soma dos 40 primeiros termos: 
S40 = (a40 + a1).n / 2 
S40 = (-232 + 8).40 / 2 
S40 = (-224).40 / 2 
S40 = -8960/2 
S40 = -4480 

Resposta: a soma dos 40 primeiros termos da PA é  -4480! 
A melhor resposta!
2014-03-25T19:16:22-03:00
Progressões aritiméticas. A função da mesma é dada por:

An = A1 + ( N - 1 ) * R

Onde:
An = Número de termos
A1 = Primeiro termo
N = Termo
R = Razão

Temos que o primeiro termo é 2, e o segundo termo é 8, assim, fica:

8-2 = 6

Logo,
A razão é igual a 6.
O primeiro termo é igual a 2.
N é igual a 40 (quadragésimo termo)

Aplicando a fórmula, teremos:

An = 2+(40-1)*6
An = 2+(39)*6
An = 2 + 234
An = 236. ~> Ou seja, o vigésimo termo dessa p.a será 236.

Espero que tenha aprendido e até mais!
1 5 1