Respostas

A melhor resposta!
2014-03-25T20:17:08-03:00
Para se compreenderem os mecanismos que originam as monções, é necessário ter em conta dois factores. Primeiro, ao longo do ano a temperatura da água do mar varia pouco, enquanto em terra apresenta oscilações sazonais marcadas. 

Segundo, quando o ar aquece, tem tendência a subir e é substituído por ar mais frio. Isto dá origem a ventos que sopram dos locais mais frios para os mais quentes. Estes dois factores combinam-se e são responsáveis pelas monções.

Durante o Inverno, o ar no sul do continente asiático é mais frio e denso do que o ar sobre o oceano. Por isso, geram-se ventos, de norte e de nordeste, que sopram do continente para o mar. Estes constituem a Monção de Nordeste ou de Inverno.

No Verão, a situação inverte. A temperatura em terra sobe consideravelmente e passam a soprar ventos de sul e de sudoeste, do mar para terra. 
Trata-se da Monção de Sudoeste ou de Verão, mais intensa do que a de Inverno.
1 5 1
2014-03-25T20:18:30-03:00
Monções são ventos periódicos que se formam quando a temperatura da terra sobre e passa a soprar ventos de sul e de sudeste.
Espero ter ajudado! 
2 3 2