Respostas

2014-03-25T21:02:54-03:00
 Dimorfismo sexual é quando há a ocorrência de indivíduos do sexo masculino e feminino de uma espécie com caracteres físicos, não sexuais, marcadamente distintas. Esta alteração pode estar presente em todos os grupos de seres vivos, como plantas e animais, que apresentam espécies com seres unissexuais (quando há a presença de apenas um sexo no indivíduo).

Essa diferença tem como função, por exemplo, fornecer ao indivíduo caracteres para lutar por um(a) parceiro(a), ou então, impressioná-lo(a). Já na maioria das plantas, essa distinção é apenas funcional. Pode ser citado como um exemplo de dimorfismo sexual no reino animal o leão, que no macho há a presença de uma farta juba, que se encontra ausente nas fêmeas. Outro exemplo é o pavão, que nos machos há a presença de uma enorme cauda colorida e quando há o cortejo da fêmea, ele exibe-a para tentar impressioná-la. Deste modo, ocorre em muitas outras espécies de aves.
2014-03-25T21:03:47-03:00
Dimorfismo sexual é considerado quando há ocorrência de indivíduos do sexo masculino e feminino de uma espécie com características físicas não sexuais marcadamente diferentes. Pode ocorrer em qualquer grupo de seres vivos, protistas, plantas, ou animais, que apresentem espécies com indivíduos unissexuais. A função destas diferenças, em muitos casos, está relacionada à luta dos indivíduos pelo direito de se reproduzir, usando tais caracteres para lutar por um(a) parceiro(a), ou impressioná-lo(a) com os seus dotes. Em algumas plantas, especificamente, as diferenças são puramente funcionais, e não competitivas.