Eu estava lendo sobre mutações no livro de biologia da Poliedro e me ocorreu uma dúvida. Quando eu estava no ensino médio, meu professor dizia que as mutações eram essenciais à vida, que eram elas que nos permitiam adaptar ao ambiente, porém no livro diz que as mutações são sempre aleatórias e não tem a ver com a necessidade de adaptação do organismo ao ambiente, que simplesmente acontecem e por sorte podem ser benéficas. Alguém poderia me esclarecer se tem ou não tem?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-25T22:10:50-03:00
De acordo com o que eu estou estudando agora no ensino médio  as mutações são '"erro" no material genético  do ser  vivo', e o que ajuda para a adaptação do ser vivo a um determinado ambiente é a capacidade de sofrer evolução, que de acordo com a evolução os seres vivos da mesma espécie são capazes de sofrer evoluções ao longo do tempo.

2 5 2
O que no caso essa capacidade de sofrer evolução seria tais mutações, que ocorrem de modo aleatório mas que de alguma forma esse "erro" pode ser benéfico e de acordo com o neodarwinismo esses seres que possuem essa mutação se adapta melhor ao meio ambiente, por isso sobrevive melhor e gera descendentes com tais "erros", o que caracteriza a evolução e seleção natural, aumentando assim a variabilidade genética e tudo mais, é isso?
sim, mas como as mutações são no material genético não é certo que por exemplo os filhos do individuo que nascer com um "erro" no material genético (mesmo que seja benéfico) venham também a nascer com esse "erro" por forma natural também. isso no caso dos reprodutores,
Sim, porque as mutações de células somáticas não passam para os descendentes, apenas se tiverem envolvidos os gametas. Mas entendi sim, obrigada. :)
de nada :D biologia é vida <33
2014-03-25T23:02:47-03:00
As mutações são erros no Dna. A expressao desses erros pode ser maléfica ou benefica, dependendo do ambiente em que o ser está inserido.