Os pronomes pessoais de caso reto, eu e tu, podem ser usados como objeto da oração? Minha professora de português dizia que eram sempre sujeitos e nunca objeto... Agora mim e ti, sempre objeto e nunca sujeito. A frase: "estou com saudade de tu", o correto seria "estou com saudade de ti" ou o tu pode ser objeto no caso?

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-25T22:44:07-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
É verdade, o caso reto exerce função de sujeito é o caso oblíquo, de complemento. O correto é "estou com saudades de ti."
2 5 2
demorei a responder por causaa frase que me passou pela cabeça: "dei o recado a ele", fui olhar na gramática. Ele e ela são retos e também são oblíquos, nessa frase ele é oblíquo.
Sim, eu fiquei em dúvida porque o eu e tu são usados como sujeito, mas o nós pode ser usado como objeto também no caso, né? Tipo, "você fez isso para nós?"
nós é o mesmo caso, é reto e oblíquo :)
Os oblíquos relativos a eu são me, mim é comigo. Os relativos à tu são te, ti e contigo.
Entendi! :). Obrigada.