Respostas

2014-03-26T14:55:11-03:00
"Os fiordes são o principal cartão-postal da Noruega, país localizado no extremo norte da Europa, Esses gigantescos vales rochosos formaram-se em era glaciais há mais de 500 milhões de anos. Durante esses períodos frios do planeta a água dos rios escoava sob a crostas das geleiras escavando fendas nas rochas num processo lento e contínuo de erosão. As fissuras foram aumentando de tamanho até se tornarem gargantas estreitas e profundas. Com o fim das eras glaciais e o derretimento das geleiras, o mar inundou essas cavidades, formando o golfo de águas calmas e tonalidades únicas, fruto da rara mistura entre a água do mar e a proveniente do degelo das montanhas.
Na noruega fica o maior fiorde do mundo, o de Sognefjord, com 180 quilômetros de extensão bem como um dos mais belos: o de Geirangerfjord, que exibe uma longa sequência de paredões de mais de mil metros de altura acima do nível da água. Abaixo desse nível, as paredes de pedra podem mergulhar até 400 metros. Por isso a maioria dos fiordes noruegueses tem boa navegabilidade, o que os torna locais perfeitos para passeios a barco. A pesca também é farta [...]"
3 2 3
obrigado
"Fiordes" são gigantescos paredões rochosos que foram formados através descongelamentos das geleiras. Os fiordes são navegáveis e recebem embarcações com turistas de vários pontos do mendo.
"Fiordes" são gigantescos paredões rochosos que foram formados através descongelamentos das geleiras. Os fiordes são navegáveis e recebem embarcações com turistas de vários pontos do mundo.