Respostas

2014-03-26T16:33:55-03:00
O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial. A formação desse imenso território resultou de um processo complexo. Envolveu diversos grupos de pessoas e foi marcado por muitos conflitos envolvendo: indígenas, bandeirantes, jesuítas, militares e invasores estrangeiros.
POVOAMENTO LITORÂNEO- No século XVI, a população colonial espalhava-se de forma descontínua pela extensa costa brasileira.
A partir do século XVII, entretanto, a ocupação territorial ganhou força em direção ao interior, ao Sul e ao litoral Norte. Esse fenômeno é conhecido como interiorização do povoamento territorial. E é nesse contexto que insere-se a expansão territorial brasileira e a dimensão hoje de nosso país. Porém, dentre os fatores responsáveis por essa expansão, merecem destaques: . A União Ibérica; . As expedições militares – que proporcionaram o surgimento de importantes cidades (João Pessoa, Natal, Fortaleza, Belém, etc.); . A ação dos bandeirantes – nas chamadas Entradas (patrocinadas pelo governo) e Bandeiras ( pela iniciativa particular). Houve três tipos fundamentais de bandeirismo: apresador (captura de indígenas), prospector (procura de metais preciosos) e sertanista de contrato (prestador de serviços).
1 5 1