Respostas

2013-05-24T10:55:05-03:00

Para achar a raiz quadrada temos que achar um número que multiplicado por ele mesmo dá esse resultado.

 

Normalmente fazemos raiz quadrada com calculadora mesmo ou fatorando os numeros.

 

Respondendo sua pergunta.

 

 Fazendo na calculadora temos:

Raiz de 144 = 12

Raiz de 225 = 15

Raiz de 256 = 16

 

Só explicando o metodo de fatoração pra você

raiz de 144:

 

144| 2

72  | 2

36  | 2

18  | 2

9    | 3

3    | 3

1

Logo vemos que 144 é 2² * 2² * 3²

Usando a propriedade de corta o expoente com a raiz temos (Afinal eles são iguais, a raiz é quadrada e o expoentes também!!!)

2*2*3

4*3

12

 

Espero que tenha entendido, bom dia! ;)

 

A melhor resposta!
2013-05-24T10:59:43-03:00

a) 144 = como termina em 4, o último número só pode ser 2 ou 8

 

10 * 10 = 100 ; 20 * 20 = 400

então \sqrt{144} está entre 10 e 20. tentando com 12, temos 12 * 12 = 144

 

então \sqrt{144} = 12

 

b) 225, como termina em 5, o último numero só pode ser 5. como já vimos que 10 * 10 = 100 e 20 * 20 = 400, a raiz quadrada está entre 10 e 20. o único número entre 10 e 20 que termina com 5 é 15. comprovando, 15 * 15 = 225, então

 

\sqrt{225} = 15

 

c) 256 = termina em 6, o último número é 4 ou 6. vimos mais acima que 15 * 15 = 225, e como 256 > 225, não pode ser 14, pois 14 < 15. então só pode ser 16. confirmando, 16 * 16 = 256, então

 

\sqrt{256} = 16.

2 4 2