Como resolver o problema:Claudia recebeu 21 folhas de cheque como forma de pagamento pelo seu serviço de consultoria prestado. O total destes pagamentos foi de R$ 135.000,00.Os cheques foram emitidos nos valores de 5.000,00 e 10.000,00.Sendo assim Claudia possui quantas folhas de cada valor

2

Respostas

2014-03-26T21:26:04-03:00
6 de 10.000,00 e 15 de 5.000,00 ok

A melhor resposta!
2014-03-26T21:44:52-03:00
 \left \{ {{x + y = 21} \atop {5000x + 10000y = 135000}} \right.

O x está representando quantidade de cheque de 5000,00 e o y a quantidade de cheques de 10000,00

Isolando x na primeira equação, temos:
x = 21 - y
Substituindo x na segunda equação temos:
5000(21 - y) + 10000y = 135000
105000 - 5000y + 10000y = 135000
5000y = 30000
y = 6

substituindo y = 6, temos o valor de x
x = 21 - y
x = 21 - 6
x = 15

São 15 cheques de 5000,00 e 6 cheques de 10000,00
1 5 1