Respostas

2014-03-27T01:12:48-03:00
Através do cálculo do determinante, temos x = -8
2 1 2
A melhor resposta!
2014-03-27T01:16:17-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Para que os pontos sejam colineares um determinante deve ser igual a zero:

Utilizando a regra de Sarrus, temos:
  
                                 -12-x+10
                       \   \   \   /   /   /
                       | x  5  1 |  x  5
                       |-2  3  1 | -2  3   = 0
                       | 4  1  1 | 4   1
                       /    /   /   \   \   \
                                   3x+20-2

-12-x+10+3x+20-2=0

16+2x=0

16=-2x

x=-8   Os pontos estão alinhados, pois:


16+2(-8)=0

16-16=0  (O que é uma verdade)


Espero ter ajudado :)
3 5 3