Respostas

2013-05-24T18:32:16-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Olá!!!!

 

Isto é uma PA ( 1 ,2,3,4.......100)

 

onde A1=1  e An = 100 ( com n=100)

 

A soma será :

 

S=(A_{1}+A_{n}).\frac{n}{2}

 

S=(1+100).\frac{100}{2}

 

S=(101).50

 

\boxed{S=5050}

 

espero que entenda!!!

6 4 6
A melhor resposta!
2013-05-24T18:41:31-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Boa noite, tudo bem?

Aqui temos dois termos que precisamos definí-los antes de resolver a questão. O primeiro é o termo é número natural, que diz respeiro à todos os números positivos e inteiros (que não são fracionários ou decimais). Ou seja, 0,1,2,4.....etc.

Outro termo à ser esclarecido é a sequencia a qual a questão se refere, tratando-se de uma PA de razão 1, ou seja, é uma progressão aritmética, uma sequência de números organizados de forma lógica de forma que o próximo termo seja resultado da soma do anterior mais um determinado número, o que chamamos de razão, que neste caso é 1.

Desta forma para obtermos a soma da uma PA utilizamos a seguinte fórmula:

Sn = (a1 + an) . n

                 2

 

S é a soma, a1 o primeiro termo, an o último termo e n o número de termos. Agora é só substituir:

Sn = (1 + 100) . 100

                 2

Sn = (101) . 100

                 2

Sn = 10100

             2

Sn=5050

 

 

 

Obs.: É interesante observarmos que esta foi uma descoberta de Gauss, que percebeu que na soma de termos de uma sequência lógica, como a PA, é só somar o primeiro termo mais o último e multiplicar pela metade dos termos, daí a fórmula. Isso ocorre porque se pegarmos, nessa PA por exemplo, os termos equidistântes (opostos, digamos assim) e somarmos, teremos sempre o mesmo resultado que o da soma do primeiro termo mais o último, veja, vou fazer aqui até 10 para você visualizar, pode tentar aí depois:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1+10=11

2+9=11

3+8=11

4+7=11

5+6=11

Veja que a quantidade de operações é a metade no número de termos, daí a necessidade de dividir por 2.

Espero ter ajudado.

Vote na melhor resposta.

 

12 3 12