Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-03-27T13:05:57-03:00
Atenas tinha uma sociedade baseada na politica, arte, e era referencia cultural na 1)Europa.Além de ter sido uma poderosa cidade-estado.

Esparta era uma sociedade militar onde a maioria dos homens eram militares e foram responsáveis pelos avanços das técnicas militares.

2) Os plebeus não eram considerados cidadãos no periodo Monarquico, portanto não tinham direitos políticos, não podendo nem formar famílias legalmente reconhecidas. Serviam no exército e trabalhavam como artesãos, agricultores e comerciantes. Viviam ameaçados pela escravidão, por dívidas e tinham que pagar altos impostos. Na República, eles conquistaram o direito de eleger os Tribunos da Plebe;era o magistrado que atuava junto ao Senado em defesa dos direitos e interesses da plebe em um Comício da Plebe. 
Também conquistaram o direito de casarem-se com patrícios através da Lei Canuléia, votada pouco tempo depois da Lei das XII Tábuas,que é a origem do direito romano, formava o cerne da constituição da República Romana e o direito de eleger magistrados plebeus,que eram detentores de cargos políticos .
1 5 1