Numa loja de eletrodomésticos, um fogão e um forno de micro-ondas custam 80% do preço de uma geladeira; o preço da geladeira, somado ao do fogão, supera em R$ 1 472,00 o preço do micro-ondas. Se esses três produtos, juntos, custam R$ 2 232,00, o que se pode afirmar?

A)
Que a diferença entre o preço da geladeira e o do micro-ondas é de R$ 860,00.

B)
Que o fogão custa R$ 380,00.

C)
Que o fogão custa aproximadamente 60% do preço do micro-ondas

D)
Que a soma do preço do fogão com o do micro-ondas é inferior a R$ 950,00

E)
Que a razão entre o produto mais barato e o mais caro é de aproximadamente 0,50.

2

Respostas

2014-03-27T17:34:33-03:00
Bom , a priori, vou destacar três pequenas equações, onde : 
F = Fogão                       
G = Geladeira
M = Microondas

1) F+M = 80% de G
2) G+F = M+1472 
3) G+F+M = 2232

Destacando da 3° equação F+M e substituindo na 1°:
F+M+G = 2232
F+M = 2232-G

F+M = 80/100 * G
substituindo:
2232-G= 80/100 *G
80*G = (2232-G) *100
80*G = 223200 - 100*G
180*G= 223200
G = 1240 R$

Encontrando o valor da soma F+M :
F+M = 80/100*1240
F+M = 992 R$

Valor de M:
G+F = M+1472
1240 +992 -M = M+1472
1240+992= 2M + 1472
2132-1472=2M
660=2M
M= 330 R$

Valor de F:
F+M = 992
F+330= 992
F= 662 R$


OBS : Porém, nenhuma das alternativas batem com os valores, e pelas verificações que fiz não encontrei nenhuma incoerência em meus valores.  
1 5 1
Wiwallison, o seu engano foi em 1240 +992 = 2232 e você colocou 2132.
Obrigado, Poty, eu realmente não tinha me atentado a isso. hehe
O importante foi você ter desenvolvido acertadamente o problema.Parabéns!
A melhor resposta!
2014-03-27T17:39:41-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
{M+G+F = 2232---(I)
{G+F=M+1472  -----(II)   (substitui na (I)
{M+M+1472 = 2232
 2M = 760 ----> M = R$380,00 <---Preço do Microondas

(II) G+F = M+1472 ---> G+F = 380+1472
      { G+F = 1852 ----> F = 1852 - G (substitui embaixo)
      { F+M = 80% de G
        1852-G +380 = 80G/100 ---mmc=100
        185200 - 100G + 380 = 80G
        2232 = 180G ----> G = R$1240,00 <-- Preço da Geladeira

 F = 2232 - (1240+380) = R$612,00 <--- Preço do Fogão
       
Respostas:
A) sim
B) não
C) não ---> 60% do Micro = R$228,00
D) não
E) não
4 4 4