Respostas

2013-05-25T14:14:42-03:00

A miséria nordestina preexistente devido ào clima semiárido, a ausência do poder público, a concentração de terras e ao sistema de semi-servidão foi agravada por uma grande seca naquela década e pela Proclamação da República. Desse modo, as circunstâncias eram favoráveis a influência de líderes religiosos e militares como Antonio Conselheiro; o resultado disso foi a criação do Arraial de Canudos.

 

Canudos tinha um sistema econômico comunitário, e oferecia melhores condições de vida do que a vida comum no sertão. A união do povo logo foi vista como perigosa para o governo e para a Igreja Católica, e isso fez com que fossem enviados diversas tropas para acabar com o arraial. Essa foi a guerra de canudos, e ela levou muito tempo para acabar (partindo do ponto que estava prevista para um mes, e durou um ano) devido a imensa vontade do sertanejo de lutar por uma vida melhor.

 

Esse é um resumo para que você possa ter uma ideia, e a partir disso, pesquisar sobre mais detalhes e montar o seu próprio resumo (essa é a intenção do site, te ajudar, e não fazer por você!)

Dá para acrescentar como era a condição de vida do sertanejo, quantas tropas foram enviadas, o que o povo achou dessa luta, entre outras coisas.

 

3 5 3