Respostas

2013-05-25T21:16:51-03:00

Guerra da Independência dos Estados Unidos (1775–1783), também conhecida como Guerra Revolucionária Americana, começou após a assinatura do Tratado de París que, em 1763, pôs fim à Guerra dos Sete  Anos. Ao final do conflito, o território do Canadá foi incorporado pela Inglaterra.

2013-05-26T01:18:44-03:00

Olá, boa noite!

 

Um dos fatores agravantes para a independência dos Estados Unidos foi a grande influência que a Inglaterra exercia sobre os EUA. Alta carga tributária (impostos) sobre produtos como açúcar e chá (que culminou no episódio chamado Boston Tea Party, onde colonos disfarçados de indíginas assaltaram 3 navios britânicos no porto de Boston, e arremeçaram a sua carga de chá ao mar). Teria então o início de uma revolta. No ano seguinte, durante o Primeiro Congresso da Filadélfia, os colonos exigiram o fim das exigências que a metrópole (Inglaterra) fazia. No Segundo Congresso da Filadélfia os colonos romperam definitivamente com a Inglaterra, proclamando independência. Obviamente a Inglaterra não aceitou, então eles entraram em conflito, que no entanto foi vencida pelas Treze Colônias. 

 

Em relação a guerra do norte contra o sul, vamos falar um pouco. Essa guerra é mais conhecida como Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana. O sul dos EUA eram escravocratas, conservadores e latifundiários, diferente do norte, que eram industrializados e abolicionistas (queriam a abolição da escravidão). Com essas informações dá para se ter uma ideia dos motivos da guerra. O conflito teve início em 1861, durou 5 anos, e provocou a morte de mais de 600 mil soldados. A guerra foi vencida pelos estados do norte, pois eram mais ricos e claro, eram industrializados. Após a guerra ser finalizada, a escravidão foi abolida, e aconteceu algo que se repetiria no Brasil, após os escravos serem libertos, seriam marginalizados. 

 

Essa é apenas uma breve fala sobre esses momentos tão importantes na história dos EUA. Espero não ter errado em nada e, se possível, ter te ajudado também. Boa noite!

 

Ah, recomendo você a assistir o filme Lincoln, pois retrata o momento da abolição da escravidão e suas respectivas dificuldades em conseguir.