Respostas

2014-03-27T22:07:04-03:00
Primeiramente você não falou se é uma dissertação expositora ou argumentativa.
Pois bem, se o texto dissertativo for expositivo, no parágrafo introdutório deve-se ter uma apresentação do assunto e, nos parágrafos de desenvolvimento, as informações e a explicação do assunto. Para finalizar, o último parágrafo deve apresentar a conclusão.
Agora se o texto for dissertativo e argumentativo, deve-se apresentar:
INTRODUÇÃO: É a parte do texto que apresenta a tese a ser defendida. Ocupa, geralmente, cinco linhas e um parágrafo. DESENVOLVIMENTO: Está é para mim uma das mais complicadas da redação argumentativa, nela você deve apresentar e desenvolver os argumentos. É também a parte mais longa do texto, pois, geralmente, constrói um parágrafo para cada argumento e deve ser usado até quatro parágrafos de cinco linhas. É bom você usar no máximo 3 idéias e não fugir delas, fazer a problematizaçao. CONCLUSÃO: Parte final do texto e deve ser a primeira coisa a ser criada na redação. Sintetiza as principais ideias e retoma a tese defendida. No máximo cinco linhas.

Essas dicas estão baseadas em uma redação de 30 linhas e de acordo com a redação oficial, se quiser depois podemos se comunicar e passarei outras dicas.