Respostas

2014-03-28T15:37:27-03:00
A vitamina E é um antioxidante que protege as células do corpo contra lesões provocada por radicais livres, portanto sua carência leva a problemas neurológicos, casos mais comuns em bebes prematuros ja que esses tem dificuldade de absorver gordura na dieta.
A avitaminose do complexo B pode  gerar muitas doenças, como anemia, pois o corpo necessita de de B-12 para produzir as hemácias (glóbulos vermelhos) que atuará na corrente sanguínea.
1 4 1
A melhor resposta!
2014-03-28T17:05:32-03:00
Alguns sintomas da falta de alguma vitamina do complexo B no organismo são:Cansaço fácilDepressãoIrritabilidade fora do normalAlterações do sonoPerda de apetiteNáuseasAlterações na língua, como aspereza ou cor mais escura ou mais vermelha do que o normalDiarreiaDormências nas pernas e pésTremoresDor de cabeçaSintomas da falta de vitaminas B1 (Tiamina):Sensação de formigamento nos dedos dos pés, que se torna particularmente intensa à noiteCâimbras musculares na panturrilhaDor nas pernas e nos pésPode haver confusão mental, laringite e visão duplaA falta de vitamina B1 causa uma doença chamada Pelagra.Sintomas da falta de vitamina B2 (Riboflavina):Lesões nos cantos da boca, seguidas por rachaduras nos lábios, que podem deixar cicatrizesColoração vermelho-violeta, que podem surgir entre o nariz e os lábios, e no escrotoSintomas da falta de vitamina B3 (Niacina):PelagraDermatoseDiarreiaDemênciaAnorexia e perda de pesoCrises de dor de cabeçaLesões na bocaLíngua vermelha e inchadaSalivação excessivaVertigemDepressãoSintomas da falta de vitamina B5 (Ácido Pantotênico) são:Formigamento nos pésMá circulação nas pernasSonolênciaEnjooCãibras na barrigaAumento dos gases intestinaisInfecções respiratóriasSintomas da falta de vitamina B6 (Piridoxina):Lesões na pele perto dos olhos, nariz e bocaInflamação na línguaEstomatiteSintomas da falta de vitamina B7 (Biotina):ConjuntiviteDermatite esfoliativaDescoloração pardacenta da pele e das mucosasDor muscularMolezaAumento da glicemiaSintomas da falta de vitamina B9 (Ácido fólico):Alteração na produção do sangue Anemia macrolíticaSintomas da falta de vitamina B12 (Cianocobalamina):Produção sanguínea alterada, como baixa de leucócitos e outrosA falta de vitamina B12 pode causar alteração epiteliais, e isto pode provocar um resultado falso positivo no exame Papanicolau, por exemplo.
1 5 1
Segue as doenças dos parentheses se quiser saber só das doenças...