Respostas

2014-03-28T20:26:22-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

5x-1+5x-2=30

5x +  5x  = 30   mmc= 25
 5     5^2

5.5x + 5x = 750

  5x(5+1) = 750
    6.5x = 750
        5x = 125

     5x = 5^3
       
      x = 3


A melhor resposta!
2014-03-28T20:29:20-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
a^{x}/a^{y}\rightleftharpoons a^{x-y}
_________________________

5^{x-1}+5^{x-2}=30\\(5^{x}/5^{1})+(5^{x}/5^{2})=30\\(5^{x}/5)+(5^{x}/25)=30

O m.m.c entre 5, 25 e 1 é 25. Multiplicando a equação por 25:

25(5^{x}/5)+25(5^{x}/25)=25*30\\5(5^{x})+1(5^{x})=25*30\\6(5^{x})=25*30\\5^{x}=25*30/6\\5^{x}=25*5\\5^{x}=5^{2}*5^{1}\\5^{x}=5^{3}\\x=3
2 3 2