Respostas

2013-05-27T09:00:14-03:00

CÉREBRO

Um cérebro humano pesa, aproximadamente, 1400 gramas e tem um volume de 1200 cm3 . A sua estrutura anatómica é particularmente complicada. Os dois hemisférios, na sua parte aparente, são constituídos por uma camada palissada de matéria cinzenta: o córtex. Este, cujas circunvoluções e sulcos dissimulam nove décimos da superfície, está estruturado em cinco lobos. Há duas espécies de tecidos no cérebro - a substância cinzenta e a substância branca - que correspondem às duas partes da célula nervosa cerebral (o corpo celular e o seu prolongamento axonal), que vão traduzir a organização do cérebro em "centros" e em "vias". Contrariamente aos outros tecidos, os tecidos nervosos não se regeneram: desde antes do nascimento, o número de células nervosas está fixado e vai diminuindo progressivamente a partir dos vinte anos de idade. É através destas células que nos vão chegar as informações do mundo exterior, projectadas deste modo através do tronco cerebral e dos núcleos centrais no córtex onde vão encontrar-se filtradas, "codificadas", reconstituídas em áreas especializadas: tacto, calor, dor no parietal ascendente, audição no primeiro temporal, visão no córtex occipital, olfacto na extremidade anterior do primeiro temporal, paladar na parte inferior do parietal ascendente, etc.

Assim a relação entre cérebro e inteligência artificial assemelha-se um pouco à relação entre hardware e software, e o que se pretende é que as actividades corticais se aproximem a condutas simbólicas mais elaboradas. Os sistemas de inteligência artificial têm algumas semelhanças com as estruturas neuronais humanas, já que armazenam informação, criando representações da mesma, podem recuperar e comparar informações contidas em memória; executam acções; fazem o tratamento de dados através das relações entre pequenos módulos, que se interelacionam formando uma espécie de arquitecturas neurométicas; organizam a informação espacialmente, num compartimento específico da sua memória.

1 5 1
2013-05-28T07:50:56-03:00

NO CORPO DOS ANIMAIS VERTEBRADOS EXISTEM QUATRO GRANDES GRUPOS DE TECIDOS: MUSCULAR, NERVOSO,CONJUNTIVO E EPITELIAL

 O TECIDO QUE CONSTITUI O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO É O TECIDO NERVOSO(O CÉREBRO, A MEDULA ESPINHAL E OS NERVOS).

 

 

4 1 4