Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-02-07T22:17:58-02:00

Basta dividir \dfrac{7}{9}=0,777\dots, o período é 777\dots, ou seja, a parte que repete.

 

Do mesmo modo, \dfrac{25}{99}=0,252525\dots, o período é 252525\dots.

 

Por fim, podemos afirmar que \dfrac{137}{90}=1,5222\dots, o período é 222\dots.

1 5 1
A melhor resposta!
2013-02-08T16:33:35-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Ester,

 

As frações que não possuem representações decimal exata são chamadas números decimais periodicos ou dizimas periódicas. Neste números, a parte decima que se repete infinitamente é chamada de periodo.

 

Nas frações que você colocou:

 

         A)   7 / 9 = 0, 777777777777......

 

                o periodo e 7

 

        B)     25 / 99 = 0, 25 25 25 25.....

 

               o periodo é 25

 

        C)    137 / 90 = 1, 52222222222......

 

              o periodo é 2 ( 5 é não periodica)

 

A) e B) são dizimas periodicas simples

           TODA A PARTE DECIMAL É PERIODICA

 

C)  é dizima periodica composta

          TEM UMA PARTE DECIMAL NÃO PERIODICA

                   parte não periodica: 5

                   periodo; 2

 

Ajudou?

                          

   

1 5 1