Nessa frase:
Eles fizeram críticas aos colegas.
o termo destacado é :
resposta : complemento nominal

por favor me explique porque o termo destacado aos colegas é complemento nominal e não objeto indireto, pois se vc fizer a pergunta ao verbo: quem faz , faz alguma coisa a alguém, da a entender que o verbo é transitivo direto e indireto , então porque aos colegas é complemento nominal?????
agradeço desde já aos colegas que puderem me ajuda nessa dúvida.






2

Respostas

2014-03-30T15:28:02-03:00
Acho que é porque criticas é o objeto direto! Quem faz, faz alguma coisa, ou seja: criticas! Esse aos alunos apenas está explicando a quem fez a critica, se parassemos em criticas, a frase ficaria sem sentido.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-30T15:38:30-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Pois o ''AO'' é uma preposição que acompanha o substantivo,o qual estabelece
um complemto nominal ''COLEGAS'' sendo paciente em relação à ação de criticar,ou seja,alguém fez a crítica.

3 4 3