João gasta 1/3 do seu salario no aluguel do apartamento onde mora e 2/5 do que lhe sobra em alimentação,ficando com R$ 480,00 ara as demais dispensas tanto,o salario de joão é igual a :
a)R$1.200,00
b)R$1.500,00
c)R$1.800,00
d)R$2.100,00
e)R$)2.400,00

2

Respostas

2014-03-30T15:44:22-03:00
Perceba o que o enunciado te diz:
João gasta 1/3 do seu salário no aluguel ...

Então, vamos chamar por X o valor do salário de João...

Logo, o que resta do salário de João é:

X - X / 3 = ( 2 . X ) / 3

E ainda diz mais o enunciado, fala que João gasta 2/5 do que lhe sobra ( ou seja, (2 . X ) / 3 ) em alimentação

Então, João gasta 

2 . 2X =  4X / 15
---------
5  . 3 

Então, para João ainda sobram 4X / 15 de seu salário, o que equivale a 480, segundo o enunciado!

4X / 15 = 480 
X = 1800

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-03-30T17:00:49-03:00
1/3x+2/5x+480= x (mmc 3,5=15)
5x+6x+7200=15x
7200=4x
7200/4= x
x =1800
1 5 1