Leia o texto abaixo para responder a questão:
Domingo,14 de junho de 1942
Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)
Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de controlar minha curiosidade até quinze para as sete. Quando não dava mais para esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas, esfregando-se em minhas pernas.
Pouco depois das sete horas, fui ver papai e mamãe e, depois, fui à sala abrir meus presentes, e você foi o primeiro que vi, talvez um dos meus melhores presentes. Depois, em cima da mesa, havia um buquê de rosas, algumas peônias e um vaso de planta. De papai e mamãe ganhei uma blusa azul, um jogo, uma garrafa de suco de uva, que, na minha cabeça, deve ter gosto parecido com o do vinho (afinal de contas, o vinho é feito de uvas), um quebra-cabeça, um pote de creme para o corpo, 2,50 florins e um vale para dois livros. Também ganhei outro livro, Câmera obscura, mas Margot já tem, por isso troquei o meu por outro, um prato de biscoitos caseiros (feitos por mim, claro, já que me tornei especialista em biscoitos), montes de doces e uma torta de morangos, de mamãe. E uma carta da vó, que chegou na hora certa, mas, claro, isso foi só uma coincidência.
Depois, Hanneli veio me pegar, e fomos para a escola. Na hora do recreio, distribuí biscoitos para os meus colegas e professores e, logo depois, estava na hora de voltar aos estudos. Só cheguei em casa às cinco horas, pois fui à ginástica com o resto da turma. (...)
Fonte:
http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diary.htm
Para efeitos didáticos Dolz e Schneuwly propuseram dividir os gêneros em 05 grupos. Desta forma, o texto acima pertence ao agrupamento do:

Alternativas

1 - Narrar.

2 - Argumentar.

3 - Expor.

4 - Relatar.

5 - Instruir.

2

Respostas

2013-05-27T09:29:43-03:00

nesse texto anne frank relata um acontecimento entao acho que a alternativa 4 - Relatar

2 5 2
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-05-27T11:33:31-03:00

Olá, 

 

Trata-se de algo que aconteceu e que está sendo contado por um(a) dos envolvidos na história, ou seja, é a opção 4 - RELATAR.

 

Se gostou da resposta, marque como melhor solução, por favor.

Espero ter ajudado :)

2 5 2