Respostas

2014-03-30T18:23:22-03:00
Foi a partir deste período que o homem descobre como fazer fogo. E também, foi quando o homem passa a produzir instrumentos, ou ferramentas, a partir de ossos. A técnica, embora ainda muito primitiva, consistia na fabricação de instrumentos para triturar, que tinham como finalidade, servirem de apoio para cortar. Estas ferramentas foram encontradas em locais fechados, sendo que não foram encontradas em locais abertos devido à decomposição que estas ferramentas sofreram. Assim, não pode-se ter certeza em afirmar de que foi somente a partir deste período onde começou a prática da fabricação de ferramentas de osso. Conclui-se que pode ter havido a prática da técnica de fazer instrumentos de osso no Paleolítico Inferior, porém devido ao fato de eles estarem sujeitos à decomposição — o homem nesta época não vivia em abrigos fechados, somente em lugares abertos
2014-03-31T01:21:03-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Ana Clara,

A descoberta mais importante do paleolítico foi o uso do fogo, que é um recurso conhecido há várias centenas de milhares de anos, talvez milhões de anos, sendo de grande importância para o desenvolvimento cerebral da humanidade, conforme explica a cientista brasileira Suzana Herculano-Houzel (  procurar pela palestra "  TED - Suzana Herculano-Houzel - Uma Ideia Surpreendente Sobre o cérebro humano ").

Nesse sentido, o alimento assado ou cozinhado permite que uma quantidade maior de calorias seja aproveitada da mesma quantidade de alimentos. Desse modo, foi possível o desenvolvimento do cérebro humano, pois esse importante órgão de nosso corpo consome cerca de 20% de toda a energia que consumimos (ah, e essa história de que só usamos 5% do cérebro é lenda. Usamos tudo o que temos.).

No caso de não haver o uso desse importante recursos, o fogo, nossa espécie não haveria desenvolvido a roda, nem o livro, nem cidades, nem uma série de outras características que marcam a civilização atual.

Outros fatores que fizeram o uso do fogo ser uma importante descobertas do paleolíticos são:

1) Era possível manter-se aquecido nas noites e dias frios;

2) Foi possível caçar com o fogo, utilizando-o para espantar manadas de animais;

3) Era uma defesa contra eventuais predadores que desejavam comer as pessoas (servia ao ataque, mas, normalmente, mantinha os demais animais à distância);

4) Possibilitava melhorar a qualidade das flechas e lanças produzidas, aumentando as chances de sucesso na caça.

Para complementar essa explicação, sugiro a leitura dos livros de Richard Dawkins e de Carl Sagan ("O Maior Espetáculo da Terra" e "O mundo assombrado por demônios", bem como os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas  " , " Doc: Do Macaco ao Homem (Completo e Dublado) ",  "  TED - Suzana Herculano-Houzel - Uma Ideia Surpreendente Sobre o Cérebro Humano  ," e " BBC História da Ciência - Episódio 03 - Como Chegamos Até Aqui?  ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!
1 5 1