Respostas

A melhor resposta!
2014-03-30T20:20:46-03:00
Historicamente, sabe-se que o primeiro termômetro era formado por uma parte de vidro arredondada, denominada bulbo, e um fino pescoço de vidro. Esse tipo de termômetro foi inventado pelo grande físico, matemático e astrônomo Galileu Galilei. Galileu aquecia o bulbo retirando parte do ar que estava dentro para, assim, poder emborcar o tubo dentro da água. Após mergulhar o tubo dentro da vasilha com água e corante, a temperatura do bulbo voltava a seu valor normal, fazendo com que a água subisse através do tubo até certa altura.
Dessa maneira, ele conseguia realizar comparações entre os mais variados objetos que eram colocados em contato com o bulbo de seu termômetro, pois ele observou que a altura da coluna de água dependia da temperatura do objeto, ou seja, quanto mais alta fosse a temperatura, mais alta ficaria a coluna de água. Portanto, Galileu realizava medições de temperatura de maneira indireta por comparação.
Com base no termômetro construído por Galileu, vários outros cientistas se dedicaram também a construção de termômetros. Embora os termômetros à base de líquidos tenham sido inventados há muitos anos (em torno de 400 anos), o termômetro comum, com mercúrio dentro de um tubo de vidro, veio a ser usado amplamente apenas nos últimos oitenta anos e é de se esperar que caia em desuso em razão do perigo que o mercúrio apresenta a nossa saúde.
1 5 1
2014-03-30T20:27:40-03:00
O primeiro inventado foi em 1602 por Galileu