Respostas

2014-03-30T22:52:59-03:00
Corrida espacial foi uma disputa ocorrida na segunda metade do século XX entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos pela supremacia na exploração e tecnologia espacial. Entre 1957 e 1975, a rivalidade entre as duas superpotências durante a Guerra Fria focou-se em atingir pioneirismos na exploração do espaço, que eram vistos como necessários para a segurança nacional e símbolos da superioridade tecnológica e ideológica de cada país. A corrida espacial envolveu esforços pioneiros no lançamento de satélites artificiais, vôo espacial humano sub-orbital e orbital em torno da Terra e viagens tripuladas à Lua. A competição efetivamente começou com o lançamento do satélite artificial soviético Sputnik 1 em 4 de outubro de 1957 e concluiu-se com o projeto cooperativo Apollo-Soyuz em julho de 1975. O Projeto de Teste Apollo-Soyuz passou então a simbolizar uma flexibilização parcial das relações tensas entre a URSS ( União da República Socialistas Sovieticas ) e os Estados Unidos.

A corrida espacial teve suas origens na corrida armamentista que ocorreu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos capturaram a tecnologia e especialistas de foguetes avançados alemães.

A corrida espacial provocou um aumento sem precedentes nos gastos com educação e pesquisa pura, o que acelerou os avanços científicos e levou a tecnologias benéficas para a população. Algumas sondas e missões famosas incluem Sputnik 1, Explorer 1, Vostok 1, Mariner 2, Ranger 7, Luna 9, Apollo 8 e Apollo 11.c
1 3 1
A melhor resposta!
2014-03-30T23:00:51-03:00
Foram duas corridas que ocorreram no século passado entre os Estados Unidos e a então URSS.

A corrida espacial, foi o confronto tecnológico entre essas potências, em que a URSS saiu na frente ao enviar o primeiro homem ao espaço e ter o primeiro satélite orbitando a terra... os EUA deram a volta pra cima quando enviaram os primeiros homens a pisar na lua.

A corrida armamentista, foi uma corrida que tinha como objetivo maior a produção de bombas nucleares de grande potência.

Em resumo é isso.
3 5 3