Um pedreiro utiliza uma escada de 2 metros para realizar obras em casas e apartamentos. No manual de segurança, está escrito que a escada deve fazer com o chão um ângulo de 60 graus, para evitar derrapagens.
Sabendo que cossebo de 60 graus é =1/2, o pedreiro calculou que deve apoiar o pé da escada a uma distância da parede de:
A) 0,5
B)1metro
C)1,7metro
D)2metros

2

Respostas

2014-03-31T00:12:03-03:00
A melhor resposta!
2014-03-31T01:07:06-03:00
Perceba o triângulo retângulo formado, unindo a escada, com o chão, com a parede, então, observe que o ângulo formado entre a escada e o chão deve ser 60º, que tem cos 60º = 1/2, então : 
X ( Distância em metros da escada até a parede )

cos 60º = X / 2                Obs.: cos x = cat. adj. / hipotenusa
1/2 = X /2 
X = 2/2 = 1 m
2 3 2