Respostas

2013-05-27T18:57:37-03:00

O Dia D é um termo do vocabulário militar usado para indicar um dia importante em que irá acontecer uma grande operação militar ou um grande acontecimento.
Tal termo foi empregado em uma das maiores batalhas que o mundo já presenciou, tal batalha tinha como nome original de Operação Overlord.
Abaixo confira os acontecimentos e os planejamentos dessa grande operação que serviu para livrar a Normandia do domínio alemão (Hitler) durante a Segunda Guerra Mundial.
O dia 6 de junho de 1944 é uma das datas mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Naquela ocasião, uma vanguarda de 175 mil soldados anglo-saxãos (americanos, ingleses e canadenses) desembarcaram corajosamente nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazistas. Devido ao volume impressionante de navios de guerra, embarcações de transporte de tropas e aviões dos mais variados tipos e modelos, seguramente o Dia-D, o começo da Segunda Frente, deve ser considerado como a maior invasão aero-naval que a história até então conheceu.