O Estado Brasileiro está carregado de uma cadeia de relações complexas, que sustentam os que estão no poder e regulam o acesso aos cargos públicos de confiança. Ter acesso ao poder não é uma condiçãotransparente. Está submetido a condições de mando, de um jogo de interesses que faz a vida pública dopaís. Max Weber, cientista social e um dos mais importantes intelectuais do Século XX, afirma que a políticaé marcada pela vocação e se torna para alguns uma profissão. Como podemos entender as peculiaridades da política no Brasil diante desta consideração de Weber?

A- No Brasil, os interesses coletivos se colocam sobre o discurso de quem pretende chegar ao poder. A maioria dos representantes públicos é de origem humilde, demonstram uma ligação direta com suas bases eleitorais.

B- Os que ocupam cargos no Poder Legislativo são o destaque da vida pública brasileira. A marca da política nacional é a representação direta, de modo que o governante não perde o contato com suas bases eleitorais.

C- A vida pública brasileira é construída sob a eficiência do poder e dos representantes públicos, muito mais no político profissional do que no carisma.

D- Saber manipular os interesses sociais, ter carisma e se associar aos símbolos que justificam o poder são atitudes que demonstram o carisma do governante. Muitos fazem da vida pública uma profissão e preparamseus herdeiros (filhos) para darem sequência a essa atividade.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-31T17:08:21-03:00
Acredito que seja a alternativa ''D'
2 5 2
2014-03-31T17:19:46-03:00
O mais viável seria letra D

1 5 1