Respostas

2013-05-27T19:34:54-03:00

Desde 1808, depois da vinda da Família Real para o Brasil, que as relações diplomáticas entre Brasil e Inglaterra tornaram-se intensas. A Inglaterra se beneficiou bastante com a abertura dos portos da colônia feita por Dom João.

 

Durante o primeiro reinado, o Período Regencial e o segundo reinado, as relações permaneceram amistosas entre os dois países, porém, a grande questão estava na abolição da escravatura, uma exigência dos ingleses para a abertura do mercado consumidor no Brasil. Desde a independência, o Brasil adiou a abolição, lançando leis complementares como a lei do ventre livre e dos sexagenários.

Em 1861, ocorreu um naufrágio do Prince of Walles , cargueiro britânico, no litoral gaúcho, cuja carga fora roubada. No ano seguinte, dois marinheiros ingleses foram presos no Rio de Janeiro, após importunar um policial.

Mediante os dois acontecimentos, o ministro inglês William Dougall Christie exigiu indenização e pedido de desculpas. O Brasil não atendeu às exigências, tendo cinco navios aprisionados pela esquadra britânica.

O Brasil pagou a indenização pelo caso do cargueiro britânico e ganhou razão no caso dos marinheiros ingleses sob julgamento do Rei Leopoldo I da Bélgica, em 1863. As relações entre os dois países foram reatadas em 1865, após pedido de desculpas dos ingleses.

2 5 2