Respostas

2014-03-31T19:27:25-03:00
Carioteca é um termo mais técnico para o NÚCLEO de uma célula. Como é de conhecimento geral, é nele que são armazenados os materiais genéticos dos indivíduos.
A melhor resposta!
2014-03-31T19:31:55-03:00
Um dos componentes fundamentais do núcleo das células eucariontes é a carioteca, também conhecida comoenvoltório nuclear, envelope nuclear, invólucro nuclear ou, ainda, cariomemebrana. Trata-se de uma complexa estrutura, constituída por duas membranas lipoproteicas justapostas e revestidas internamente por uma lâmina de filamentos proteicos.
 carioteca permite que o conteúdo nuclear seja quimicamente diferenciado do meio citoplasmático, assim, somente as moléculas apolares menores têm livre passagem, por difusão, pelas membranas lipoproteicas da carioteca. Substâncias maiores, como proteínas, RNA e moléculas polares, só podem entrar ou sair do núcleo por meio dos poros nucleares.
1 5 1