Respostas

2014-03-31T21:42:39-03:00
A) 17/24 + (-5/6)
17/24 - 5/6 ( tira o MMC)
17/24 - 20/24
-3/24 simplifica por 8
-1/3
B) 3/10 - 4/5 + 1/2 - 18/10 ( Tira o MMC)
   3/10 - 8/10 + 5/10 - 18/10
  -18/10 simplifica por 2
   -9/5
D) -3 -2 - 4/3 Tira o MMC 
   -9/3 -6/3 -4/3
      -18/3 Simplifica por 3
        -6
E) 3/4 + 0,2 - 5/2 - 0,5 Transforma os decimais em frações
    3/4 + 2/10 - 5/2 - 5/10 Tira o MMC
      15/20 + 4/20 - 50/20 - 10/20
         -41/20
F) 1/2 +3/4
    2/4+3/4
     5/4
A melhor resposta!
2014-03-31T21:55:32-03:00
4.a) O MMC entre os denominadores é igual a 24. Logo:

 \frac{17}{24} +(- \frac{5}{6} )= \frac{17}{24} - \frac{5}{6}=\frac{17}{24} - \frac{20}{24}= \frac{17-20}{24} =-\frac{3}{24}=-\frac{1}{8}

b) O MMC entre os denominadores é igual a 10. Logo:

 \frac{3}{10} - \frac{4}{5} + \frac{1}{2} - \frac{18}{10} = \frac{3}{10} - \frac{8}{10} + \frac{5}{10} - \frac{18}{10}= \frac{3-8+5-18}{10} =- \frac{18}{10} =- \frac{9}{5}

d) O MMC entre os denominadores é igual a 3. Logo:

-3-2- \frac{4}{3} =- \frac{9}{3} - \frac{6}{3} - \frac{4}{3} = \frac{-9-6-4}{3} =- \frac{19}{3}

e)  \frac{3}{4} +0,2- \frac{5}{2} -0,5=\frac{3}{4} + \frac{2}{10} - \frac{5}{2} - \frac{5}{10} =\frac{3}{4} + \frac{1}{5} - \frac{5}{2} - \frac{1}{2} =\frac{3}{4} + \frac{1}{5} - \frac{6}{2}

Neste ponto, o MMC é 20. Logo: \frac{15}{20} + \frac{4}{20} - \frac{60}{20}= \frac{15+4-60}{20} =- \frac{41}{20}

f) MMC é 4. Logo:  \frac{1}{2} + \frac{3}{4} = \frac{2}{4} + \frac{3}{4}= \frac{2+3}{4} = \frac{5}{4}


1 5 1