Respostas

A melhor resposta!
2014-03-31T22:05:47-03:00
É só vc multiplicar o numero de cima da fração por ele mesmo o quanto de vezes pede ( o numero da potencia ) e o mesmo com o de baixo !!! 

ex : 
     
1 ²       1
--- =  --------
4         16
2 5 2
E se tiver parenteses ? e a mesma coisa ?
aham
Obrigada.
é como eu expliquei, se a potencia estiver fora do parenteses, vale para toda a fração, se estiver só sobre um dos números, vale somente para este número, o exemplo dado está errado

1 ² 1
--- = --------
4 4

pois o (quadrado) está só sobre o 1, se fosse :

1 ² 1
--- = -------- ou então
4 ² 16

| 1 |² 1
|--- | = -------- as | (barrinhas simbolizam um parentese em toda a fração e o
| 4 | 16 quadrado está do lado de fora.
obrigada , agora entendi .
2014-03-31T22:07:33-03:00
Tu quer elevar uma fração à um índice?? tipo (3/4)^2? três quartos ao quadrado

se a potência estiver fora dos parenteses, tu eleva cada valor ao expoente, no exemplo acima, fica 3^2 e 4^2, q dá 9/16

mas se a potência estiver sobre apenas um dos termos, só eleva este termo, então, se for 8²/4 oito ao quadrado, dividido por 4, aí, tu eleva somente o termo em questão ao expoente, no caso 64/4 q dá 16
1 5 1