Respostas

2013-05-28T00:29:14-03:00

concluindo : terminada a guerra o imperio Brasileiro ficas te com a economia fragilizada . o exercito passou a assumir posiçoes adversas a sociedade escravista e com isso ofereceu simpatia pela causa republicana.

6 4 6
A melhor resposta!
2013-05-28T12:22:34-03:00

*** Introdução ***

A Guerra do Paraguai teve seu inicio no ano de 1864, a partir da ambiçao do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o territorio paraguaio e obter uma saida para o Oceano Atlântico, atraves dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criaçao de inumeros obstaculos impostos as embarcaçoes brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso atraves da capital paraguaia. 



*** Causas ***



Visando a provincia de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela regiao para invadi-la e conquista-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, apos esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade a expansao do Paraguai atraves do territorio que pertencia ao Brasil. Seu proximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Entao, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela epoca, era governada por Mitre. 



*** Reação da Tríplice Aliança ***



Decididos a nao mais serem ameaçados e dominados pelo ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Triplice Aliança. A partir daí, os tres paises lutaram juntos para deterem o Paraguai, que foi vencido na batalha naval de Riachuelo e tambem na luta de Uruguaiana. 




** Batalhas e liderança de Duque de Caxias **



Esta guerra durou seis anos; contudo, ja no terceiro ano, o Brasil via-se em grandes dificuldades com a organizaçao de sua tropa, pois além do inimigo, os soldados brasileiros tinham que lutar contra o falta de alimentos, de comunicaçao e ainda contra as epidemias que os derrotavam na maioria das vezes. Diante deste quadro, Caxias foi chamado para liderar o exercito brasileiro. Sob seu comando, a tropa foi reorganizada e conquistou varias vitorias ate chegar em Assunção no ano de 1869. Apesar de seu grande exito, a ultima batalha foi liderada pelo Conde D`Eu (genro de D. Pedro II). Por fim, no ano de 1870, a guerra chega ao seu final com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora. 



**Consequencias **


Antes da guerra, o Paraguai era uma potencia economica na America do Sul. Alem disso, era um pais independente das naçoes europeias. Para a Inglaterra, este pais era um exemplo que nao deveria ser seguido pelos demais paises latino-americanos, que eram totalmente dependentes do imperio ingles. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da Tríplice Aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independencia na América Latina. Apos este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento economico, pelo contrario, passa atualmente por dificuldades politicas e economicas.

 

ESPERO TER AJUDADO!!!

9 4 9