Qual o significado dos termos ''doenças emergentes'' e ''doenças ressurgentes''? dê exemploes desses dois tipos de doenças.

1
As doenças que chamamos de emergentes são as que sofreram um aumento significativo durante as ultimas décadas um exemplo claro disso é Hepatite C que começou a aparecer por volta dos anos 80. Já as doenças ressurgentes são aquelas que seu reaparecimento ou o aumento do numero de infecções são não é mais considerada como um problema de saúde publica como exemplo temos a Cólera que reapareceu em alguns países por conta do saneamento das cidades.

Respostas

2014-04-01T00:56:57-03:00
Doenças emergentes são aquelas que incidem em seres humanos, cuja ocorrência aumenta de forma severa em duas décadas. São também doenças que podem ameaçar a humanidade ou um conjunto de comunidades num futuro iminente.
Exemplos: ebola, hepatite C, encefalite espongiforme, Haemophilus Influenza (H5N1)



* não achei nada e nem sei de nada sobre doenças ressurgentes, por isso vou por aqui de doenças reemergentes.

Doenças reemergentes são aquelas devidas ao reaparecimento ou, aumento do número de infecções por uma doença já conhecida, mas que, por ter vindo causando tão poucas infecções, já não estava sendo considerada um problema de saúde pública.
Exemplo: cólera, dengue, difteria, febre amarela, tuberculose, rvf
5 4 5
também não achei sobre ressurgentes... mais tenho em base!
coloca aqui o que é quando achar?? fiquei curiosa
é basicamente é mesma coisa que doenças reemergentes... ressurgentes são aquelas doenças que voltaram ''com força total'' um vírus que não foi morto com o tratamento.. geralmente ocorre quando uma pessoa não trata a doença..