Respostas

2014-04-01T12:20:37-03:00
São dois os critérios. Um é o critério geológico, que considera a história natural do planeta. Assim a Terra é dividida em continentes e oceanos, como a Europa, América, Ásia, Oceania, África.... 
O outro critério e o antropológico ou socioeconômico que considera a forma como as sociedades ou países vivem de acordo com os sistemas econômicos adotados ou nível de desenvolvimento. entendeu a resposta?
17 4 17
2014-04-01T12:52:50-03:00
É possível sim.
Pelo critério físico, podemos considerar uma região realçada por serras, montanhas, planícies, lagos, rios, etc. Por exemplo, no estado do Rio temos a Região Serrana.
Pelo critério econômico, os países podem ser diferenciados estritamente pela riqueza de sua população: Norte rico e Sul pobre.
Há a regionalização, que atualmente está desatualizada, de critérios políticos-ideológicos, como Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos, típicos da Guerra Fria.
Há o critério sócio-econômico, baseado no IDH, em que os países são divididos segundo o bem-estar da população: alto, médio e baixo desenvolvimento.
Pode-se regionalizar a religião no mundo, segundo o que a maioria da população professa: países católicos, muçulmanos, protestantes, ateus, etc.
Enfim, há diversas formas de se recortar o espaço. Depende do estudo a ser feito.
8 4 8